terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caracol (Cochlodina laminata) raro que não era visto em mais de 100 anos é redescoberto


Uma população isolada de um caracol raro, registrado pela última vez em Fife, Escócia, 110 anos atrás, foi redescoberta.

O avistamento do caracol (Cochlodina laminata) foi recebido pelo Centro de Registros Naturais de Fife, depois de um relatório de um membro do público.

O caracol, que tem uma concha em forma de saca-rolhas distintiva, tinha sido registrado pela última vez em West Fife, perto de Oakley, em 1901.

A nova descoberta deve ser a única população conhecida em Fife. O caracol entrançado é encontrado em florestas e escoriações em algas e líquens. Ele pode ser reconhecido pelo seu casco espiral, que gira em torno de 11 vezes.

Quem quiser ver o caracol por si mesmo, deve verificar troncos de árvores, embora o bicho de apenas 15 a 18 milímetros tenha uma casca vermelho-marrom escura bem camuflada, o que complica seu avistamento.

“Ter um registro confirmado de uma população em Fife pela primeira vez em mais de 100 anos é muito emocionante”, comentou Alexa Tweedle.

O caracol é tão raro na Escócia que foi colocado na lista de biodiversidade escocesa de plantas e animais de principal importância para a preservação.

Fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário