segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Veja a estranha minhoca marinha descoberta no Caribe


Uma expedição de exploração do fundo do mar encontrou, pela primeira vez, minhocas marinhas tubiformes que vivem perto de fontes hidrotermais no Oceano Atlântico.

A expedição usou um veículo submarino operado remotamente no mês passado para espionar a vida de perto na Mid-Cayman Rise (MCR), uma região no fundo do mar ao sul do Grande Cayman, no Caribe, onde as forças tectônicas estão separando parte do chão oceânico.


As bizarras criaturas, para a animação dos cientistas, foram vistas ao lado de uma espécie de camarão de águas profundas. Até agora, as duas espécies nunca tinha sido observadas vivendo juntas em um respiradouro hidrotermal, uma abertura no fundo do mar que jorra água quente e sais minerais do interior da Terra.“O símbolo dos respiradouros do Pacífico são as minhocas tubiformes, enquanto o ícone dos respiradouros do Atlântico são os camarões. Por isso a importância dessas observações”, afirmou o biólogo marinho Paul Tyler. “Encontrar as duas espécies juntas tem implicações importantes sobre a evolução das comunidades dos respiradouros no Caribe, enquanto o Atlântico se separava do Pacífico há 5 milhões de anos”, completou.


As minhocas marinhas tubiformes e a espécie de camarão que vivem nessas aberturas do oceano passam suas vidas na escuridão total. Ao contrário da maioria das espécies do planeta, essas criaturas extremas vivem independentemente da energia da luz solar e retiram seu sustento de produtos químicos que se soltam das fendas, que servem como suas casas.

Fonte: OurAmazingPlanet

1 comentário:

  1. isso é minhoca mesmo? não há confirmação no post... minhoca é um nome vulgar, eu ia usar a imagem, mas pelo que tá escrito não vai dar de usar.

    ResponderEliminar