terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tarântula pode ter batimento duplo no coração

Editora Globo

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontraram evidências de que o coração das aranhas da espécie tarântula batem de forma dobrada – caso confirmado, será o primeiro caso desse tipo observado em todo mundo animal.

Para chegar a essa teoria, os pesquisadores submeteram uma tarântula a uma ressonância magnética - e registraram tudo em vídeo. “No vídeo você pode ver que o sangue flui pelo coração e parece que pode haver um batimento duplo, um tipo de contração muscular que nunca antes foi considerado”, disse Gavin Merrifield, um dos cientistas por trás do estudo, por meio de um comunicado à imprensa.

O vídeo da ressonância feita na tarântula:


Como conseguir fazer um exame deste tipo em um animal pequeno como a aranha? Os pesquisadores usaram um aparelho de ressonância magnética especialmente feito para camundongos, em Glasgow, Escócia, no Centro Experimental de Ressonância Magnética. 

Merrifield explica que esse estudo pode ajudar a entender a história evolutiva: “Se pudermos fazer uma conexão entre os exames de ressonância magnética com o comportamento da aranha, e fazer os mesmo testes em outros animais vertebrados e cruzar os resultados, poderemos ver como a inteligência evoluiu”.


Fonte: Revista Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário