terça-feira, 9 de agosto de 2011

As iraras pensam no futuro


Além do ser humano, apenas macacos e algumas espécies de pássaros tem consciência da existência do futuro. Só que, agora, mais um animal pode entrar para essa lista. Biólogos da Costa Rica concluíram que a Irara, mamífero que lembra muito a fuinha, tem a noção de que existe um tempo que há por vir. 

Essa constatação veio do fato que os biólogos observaram iraras, que são encontradas principalmente na América Central e do Sul e no Brasil são também chamadas de papa-mel, pegarem frutas que ainda não estavam maduras, as esconderem e voltarem para comê-las após os alimentos já estarem completamente formados.

Muito provavelmente você já viu algum cão escondendo um osso para mais tarde, e os esquilos armazenam nozes para o inverno. Nesses casos, os animais têm a possibilidade de comer o alimento na hora em que quiserem. Já as iraras colhem a fruta quando ela ainda não pode ser consumida, sabendo que se esperar um tempo, poderá saboreá-la. Os biólogos puderam observar nas florestas locais que as iraras eram os únicos animais que se interessavam pelas frutas não prontas, os outros só iam atrás do já estava pronto para comer.

Esse processo todo são apenas indícios, observações. É um longo processo para que a comunidade científica aceite a teoria. O conceito de que os animais podem pensar no futuro ainda é muito controverso. Sobre o caso específico das iraras de Costa Rica, o biólogo Mathias Osvath da Universidade Lund, na Suécia, ainda não está convencido. “Um dos sinais de pensamento no futuro é se planejar para uma necessidade que você não tem no momento. Não sabemos se as iraras estavam com fome no momento que colheram as frutas”, disse.

Abaixo, um vídeo de um irara no alto de uma árvore na Costa Rica:



Fonte: Revista Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário